O CANIL

 

A IDÉIA DE CRIAÇÃO DO CANIL MATILHA DE NOBRES

A idéia de criar o canil MATILHA DE NOBRES nasceu em duas etapas. Em principio, pela realização de um sonho ao adquirir um filhote de Rottweiler. Com a vinda do Thor, passei a ter conscientização de quão era interessante, prazeroso e compensador a companhia deste cão.

É uma convivência que me provou que a lealdade, o carinho e controle emocional eram uma constante. Estou certo de que a socialização a que o submeti foi uma grande aliada para que o resultado alcançado fosse este.
Este companheiro, no sentido amplo da palavra, passou a ganhar no dia a dia, um cantinho especial em meu coração e no das pessoas que com ele se relacionavam.

Ouvia pessoas mais experientes falar sobre as travessuras da raça e percebi que o Thor, em muitas delas, desmentia o que me haviam dito. Ele nunca pegou uma roupa do varal; ele nunca roeu um pé de mesa; ele nunca estragou um tênis, e nem mesmo uma vasilha de comida ou de água...e por ai afora. Pelo que me falavam, o Thor parecia andar na contra-mão das traquinagens.

Mas não era isso que mais chamava atenção de quem o conhecia ou somente o viam. Sua estrutura grande, sua cabeça muita bem formada, com um focinho curto e um stop bem angulado, faziam com que eu tivesse que me deter nas ruas, dando aos interessados por sua magnífica estrutura, as devidas explicações sobre ele. No inicio não havia me dado conta do que tinha na mão. Ele era um cão diferente da maioria dos Rottweiler que já havia visto.
Ai passei a pesquisar sobre alguns exemplares de nome no meio da cinofilia nacional e internacional. Foi ai que tive a confirmação do porque ele encantava tanto as pessoas: Não vi em lugar algum, rottweiler mais bonito que ele (desculpem a modéstia).

Achei sim alguns que se igualavam fisicamente a ele, mas melhores, no meu ponto de vista, efetivamente, não. Isso sem contar algo que não se vê em fotos: sua excelente índole e comportamento social á prova dos mais rigorosos testes.

Bom, é claro que chamando a atenção como ele chamava e chama, não eram poucas as perguntas do tipo: Você tem filhote dele? Quando ele vai ser pai? E por ai á fora.

Muitas foram suas pretendentes, mas aqui fica um segredo que ele não sabe. Todas, eu refutei, pois acredito que não basta ser da raça ou ter pedigree para acasalar. Tem que ter estrutura física e emocional similar. Não queria ser o responsável por colocar no mundo, filhotes “focinhudos”, pernaltas e sem expressão. “Desculpe thor, mas o problema não estava em você, eu é que fui exigente, mas para o bem da sua raça”.

Diante disso tudo, fiquei convencido de que achar uma bela fêmea para ser coberta pelo meu cão seria uma forma de manter a sua tão bem falada estrutura. Por sorte minha, fui contatado por um amigo que sabia de alguém que queria doar uma bela fêmea. Seu nome: GANA PANCHO VON OLIVIO, e eu acabei sendo agraciado com este presente. A Gana é exatamente o Thor nas devidas proporções para uma fêmea.

E ai vem a segunda parte do meu sonho a ser realizada. De propriedade de uma fêmea exemplar, poderia ser um criador e com isso passar para as pessoas interessadas na raça, a oportunidade de ter um cão, que antes da satisfação de ter um animal que chama a atenção pela beleza, temperamento e estrutura, lhe dá satisfação pela nobreza de sentimentos de carinho e devoção.

Não pretendo, de forma alguma, ser um grande criador. Grandes criadores perdem muito em termos de proximidade emocional e afetiva com seus cães. Alguns os conhecem somente pelos títulos conquistados, ou por conta do valor dos seu filhotes.

Não quero isso para os animais que vivem em minha companhia. Eles não mereceriam tão frio tratamento.

O CANIL MATILHA DE NOBRES, tem como meta um crescimento que me permita viver com todos os meus cães e fornecer exemplares de estrutura física e índole que permitam aos seus donos um perfeito convívio harmonioso, para companhia e proteção. Em resumo, que eles tenham, na companhia de seus cães a satisfação que eu tenho com os meus.

ORIGEM DO NOME

Ao contrário de escolher nomes pomposos para identificar o nome que representara nosso produto e trabalho, onde a grande maioria escolhe nomes derivados da língua alemã ou inglesa, e aqui não vai nenhuma depreciação a estes nomes, fiz uma escolha de modo a valorizar o que crio e me proponho a oferecer, com um trabalho serio e voltado aos estudos que tive sobre o assunto.

A definição do nome “MATILHA DE NOBRES”, é dada de forma simples e bem brasileira, porem com o intuito de homenagear o personagem principal dessa historia: O cão.

“MATILHA” vem do coletivo de canídeos (latim científico: Canidae) constituem uma família de mamíferos digitígrados, da ordem dos carnívoros, que inclui o cachorro, o lobo, o lobo-guará, o chacal, o mabeco, e a raposa entre outros.

“NOBRES”, aqui não é uma referencia aos “sangues azuis”, ás pessoas escolhidas e definidas pelas monarquias como especiais e que tinham títulos de nobreza, sendo desta forma diferenciadas das demais pessoas “comuns”, não pelo que realmente faziam pelo coletivo, mas sim pelo grau de amizade e interesse do outorgador de tal título.
Nobreza aqui é aquela pertinente ao caráter, dedicação, devoção e coragem do maior e mais reconhecido amigo do homem de todos os tempos.

Àquele que passou a compartilhar em tempos remotos das sobras de sua alimentação e em troca disso lhe deu, segurança, companhia, carinho, trabalho e por que não dizer, a própria vida. E o tem dado, de forma indiscriminada, até os tempos de hoje.

O cão é o amigo que tanto lambe as mãos ornadas em jóias, como as mãos enferidadas de seu dono. E o que ele quer em troca? Quem tem um sabe...Somente carinho.

Quisera um dia, o ser humano ser tão nobre quanto o seu mais fiel e importante amigo.

Dedico este nome, “MATILHA DE NOBRES”, aos cães que já passaram pela minha vida e com certeza, ainda passarão. Não importa se com ou sem raça definida, com ou sem pedigree, desta ou daquela linhagem, importa sim é que todos eram e serão grandes amigos e companheiros e, portanto a minha MATILHA DE NOBRES.

 

 

 
Manutenção e Desenvolvimento - Criador On-line
www.criadoronline.com.br